sexta-feira, 26 de junho de 2009

Habilidades Sociais na Psiquê #41

Neste mês tive o prazer de publicar ao lado de Alessandro Vieira uma matéria sobre Habilidades Sociais na revista Psiquê Ciência & Vida. A parte que eu escreví é a que trata a respeito de como funciona o treinamento e um box que fala sobre a escala Liebowitz de avaliação da ansiedade. Coloco abaixo um recorte da parte que escreví:


Como funciona o treinamento de Habilidades Sociais?

De acordo com Vicente Caballo, no livro Manual de avaliação e treinamento de Habilidades Sociais, o formato básico no treinamento de Habilidades Sociais consiste em, identificar – com a ajuda do cliente – em quais situações específicas ele encontra problemas. O terapeuta faz isso por meio de entrevistas, aplicação de inventários de Habilidades Sociais, observação em campo, autoinformes.

A princípio é necessário construir um sistema de crenças com o cliente, em que se atente a manter o respeito pelos próprios direitos e pelos direitos das outras pessoas. A premissa subjacente no treinamento de Habilidades Sociais é humanista: não produzir estresse desnecessário nos demais e apoiar-se na autorrealização de cada pessoa. Buscar a moderação em seus atos.

Uma segunda etapa do treinamento de Habilidades Sociais consiste em ensinar o cliente a diferenciar ações assertivas, não assertivas e agressivas. Os participantes do treinamento devem entender que o comportamento assertivo é, geralmente, mais adequado e gera mais reforçadores do que os outros estilos de comportamento. Agindo assim, aumentam as possibilidades de que o indivíduo se expresse livremente e também há chances dele conseguir o que se propõe sem prejudicar a si próprio e aos outros. Sendo agressivo, ele geraria provavelmente aversão nos outros, sendo criticado e rejeitado. No caso não assertivo, provavelmente ele não conseguiria o que quer e/ou se submeteria excessivamente à vontade de outros, perdendo assim o respeito pelos próprios direitos. Além destas vantagens, ao ver os resultados positivos por comportar-se assertivamente, o cliente teria a sua motivação aumentada para continuar o treinamento de Habilidades Sociais.


Quem quiser ler a matéria completa, inclusive a parte escrita pelo Alessandro, clique aqui.

1 comentários:

Alessandra disse...

muito legal a matéria, só aquela bandiada pra AC no final que não combinou muito... Mas não foi parte que vc escreveu, né?