segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O administrador e escritor Max Gehringer dá dicas pra quem busca o primeiro emprego



Max Gehringer é um administrador que tornou-se famoso por suas colunas em várias revistas, na rádio CBN,  e por sua participação no programa Fantástico, da TV Globo. 

Em mais uma participação no Fantástico, no quadro Jogo da Verdade, Max Gehringer dá várias dicas para Gabriel sobre detalhes que podem fazer a diferença em uma entrevista de emprego. Vale a pena conferir. Quem quiser assistir o vídeo clique aqui (neste link). A transcrição das falas de Max Gehringer  e Gabriel estão logo abaixo. 



Gabriel: Na primeira entrevista, como a gente pode se portar... Mostrar pra quem ‘tá’ entrevistando que a gente tem capacidade e não mostrar nervosismo?

Max: Primeiro... Você fez uma entrevista ‘numa’ sala, não fez? Você prestou atenção na sala? O que tinha na parede, o que tinha na mesa, o que tinha... 

Gabriel: Não...

Max: então presta atenção nisso.  Às vezes você vai ser entrevistado por uma pessoa que a mesa dela, é... parece um depósito de material de construção. Sabe aquele mundo de coisa empilhada, assim né... E tem gente que a mesa, é... não tem nada em cima, não tem nem um papel. Você está diante, então, neste caso de uma pessoa tremendamente organizada. É sempre bom prestar atenção nisso, né. 

Pessoas por exemplo que te entrevistam, que tem uma foto da família bem visível... na verdade, a foto não ta ali pra pessoa ver a família dele, ta mais pra quem chega na sala... Quer dizer, é uma pessoa de família. É bom você dizer que você vem de uma família equilibrada, que a sua mãe é legal... Sabe?  O seu irmão, sei lá... Todo mundo da família... Enfatizar esse seu lado familiar. Então é... Poucos candidatos fazem isso... Tentar descobrir em coisa de 10... 15 segundos, quem é que está entrevistando... 

Você vai ser entrevistado por alguém assim, bem jovem né... Tá ali de camisa, calça jeans, tênis... É bem diferente de você ser entrevistado por uma pessoa  ali... com 50 anos de idade... paletó, gravata... e tudo, né? Se a pessoa se parece mais com você no jeito de se vestir, a entrevista pode ser um bate papo... O duro é você querer fazer um bate papo com gente que ta ali... parece que ta engessado... Então, presta um pouco de atenção nisso...

Às vezes o nervosismo, como você disse, te impede de ver isso... de dar uma olhadinha em volta. Quanto ao nervosismo, fique nervoso, é isso mesmo... Quanto mais nervoso você ficar, melhor... desde que não te atrapalhe na hora de falar...

Gabriel: Parece que assim... fazer curso, curso, curso... curso atrás de curso... sair de um e já entrar em outro, é uma coisa boa, ou eu tenho que ir mais devagar? 

Max: Muita gente faz curso, pensando em como ele vai ficar bonito no currículo. Mas eu acho que o objetivo de você aprender e se sentir bem aprendendo, é muito melhor do que você ter um objetivo de um... um negócio que vai impressionar alguém.  Então faça todos os cursos que você puder, mas cursos que lhe dêem satisfação, prazer e aprendizado. Alguns deles vão pro currículo, outros outros vão pra... seu... aprendizado e pra sua alegria. 

Gabriel: Ansiedade. Eu sou muito ansioso, mas acho que isso não é uma coisa minha, isso é coisa dos jovens.  Isso atrapalha a gente, isso nos ajuda...? 

Max: Eu acredito que você pertença a geração de jovens mais ociosa que a humanidade já produziu. Isso é o que diferencia tua geração, por causa da internet. Hoje, sem sair, você acorda de manhã, enquanto você ‘tá’ escovando os dentes você já descobriu o que aconteceu no mundo... Então... é... você percebe que a velocidade é muito grande. Eu acho que a ansiedade é bom. Você só precisa tomar cuidado pra que a sua ansiedade te ajude , e não te prejudique. 

Gabriel: Eu... sonho alto... muito alto... às vezes acho que é alto demais pra minha idade... Eu sonhar alto, é bom pra mim, ou só pode ocasionar uma decepção maior no futuro? 

Max: Eu acho que você tem que sonhar... você tem que sonhar alto, você tem que perseguir o teu sonho... é... se você vai ter decepções na vida? Todo mundo que eu conheço tem. As decepções, com o tempo, vão te mostrando que nem todo sonho se realiza com a rapidez e com o tamanho que a gente sonhou... Isso não quer dizer que você tem que desistir do sonho... É isso o que vai te levar pra frente. 

1 comentários:

Pedro H. T. Siqueira disse...

legal essa entrevista.Ele descreve diversas contingências envolvidas.