sábado, 20 de novembro de 2010

Você já parou pra pensar no que motiva a homofobia?

Rodrigo Xavier discute uma das possibilidades em seu texto Por Que as Pessoas Sentem e Praticam a Homofobia? postado no site Psicologia e Ciência neste dia 16 de novembro. 

Seu texto parte de uma cena do seriado americano Glee, na qual Dave, um valentão homofóbico, beija Kurt, um rapaz que era vítima de Bulliyng por ser gay. Xavier usa o conceito de Formação-Reativa, de Freud, que foi operacionalizado pelo Analista do Comportamento Murray Sidman, em seu livro Coerção e Suas Implicações para explicar esse comportamento.



Basicamente, diz-se que a homofobia pode ser fruto de um padrão de resposta contrário aquele que foi punido; no caso, comportamentos que caracterizam interesse por outros homens. Ilustra com a citação de Sidman: “Quando somos fortemente impelidos em direção a uma ação que inevitavelmente trará um choque, uma maneira efetiva de nos impedirmos de fazê-lo é fazer o oposto" (p.182).

O autor cita também uma pesquisa realizada nos EUA que demonstrou que homens homofóbicos se excitam ao assistir filmes de sexo gay, enquanto aqueles que não são homofóbicos se excitam apenas diante de cenas de sexo hétero ou homossexual feminino. 

O texto é ótimo e vale a pena ler inteiro. Clique aqui para ter acesso.

Naturalmente "esconder um desejo secreto por pessoas do mesmo sexo" não é o único motivo que leva alguém a se comportar como homofóbico. Por exemplo, um indivíduo que cresce em meio a um grupo social com regras rígidas de rejeição à homossexualidade provavelmente irá se comportar de maneira hostil com homossexuais.

E você, leitor? Em sua opinião, o pode motivar a homofobia? 

1 comentários:

Anonymous disse...

A homens que guardam seus segredos mais intimos a sete chaves e os levam escondidos para baixo da terra. Estes morrem sem ao menos sentir o gostinho do que é ser verdadeiramente livre.

Acredito nesta tese: eles odeiam a coragem dos seus semelhantes que não estão nem ai para o que os outros vão falar e, acima de tudo, odeiam a si mesmo, por tentar luta contra si próprio de uma forma ineficaz.

hugo perpetuo